ICS - Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Brasília
 
Boas-vindas!
Primeiramente, desejamos os parabéns para você, caloura/o de ciências sociais! Ingressar na universidade é uma conquista maravilhosa e esperamos que sua trajetória seja repleta de descobertas, amizades, conhecimento e aprendizado.
 
 Tutoria em Ciências Sociais
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MIREYA SUÁREZ
 
 
 
É com tristeza que o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília comunica o falecimento da Professora Doutora Mireya Suárez (1939-2019) ocorrido na manhã de hoje. A Professora Mireya nasceu no Panamá, realizou seu curso de graduação em Antropologia na Escola Nacional de Antropologia e História, na cidade do México (1959-1963), onde também obteve o seu grau de Mestre (em 1969). Nesse mesmo ano foi contratada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, onde desempenhou um papel importante na reconstrução do Curso de Graduação em Ciências Sociais e, posteriormente, na implantação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Em 1989, obteve o grau de Doutora em Sociologia Rural, na Cornell University, sendo o seu orientador Milton Barnnet. Teve um papel importante tanto na reconstrução do Programa de Graduação em Ciências Sociais como na implantação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Aposentada como Professora Adjunta continuou residindo em Brasília, onde faleceu no amanhecer do dia 07 de maio.



Nota de Falecimento da Profa. Dra. Mireya Suarez

 É com grande pesar que o Instituto de Ciências Sociais da UnB comunica o falecimento da Professora Dra. Mireya Suarez (1939-2019) na madrugada desta quarta-feira. Mireya nasceu no Panamá, mas passou a maior parte de sua vida no Brasil, como professora da UnB, onde lecionou nos departamentos de Antropologia e de Estudos Latino-Americanos, à época denominado Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Sobre a América Latina e o Caribe. A professora teve papel de destaque na configuração da Habilitação em Antropologia na Graduação, e atuação importante na consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Estudos Latino Americanos. Ela também foi uma das fundadoras do NEPeM, onde teve atuação expressiva nas atividades de pesquisa e na defesa dos direitos da mulher. Em nome dos docentes, discentes e técnicos do ICS, reiteramos nosso mais profundo pesar e afirmamos nossa solidariedade aos familiares e amigos de Mireya Suarez. Ainda não temos confirmação do horário do velório e do funeral, mas deverão ocorrer nesta quinta-feira.






Apresentação
 
As Ciências Sociais fazem parte da UnB desde o ano de 1962, quando da criação do Instituto de Ciências Humanas, dirigido pelo antropólogo Eduardo Galvão. Na verdade, nossa própria universidade foi fundada por um antropólogo, o professor Darcy Ribeiro. O Curso de Ciências Sociais passou a existir formalmente em 1969, há mais de quatro décadas, quando também foi fundado o Departamento de Ciências Sociais. Desde 1970, o núcleo duro das ciências sociais na UnB está localizado no mezanino central, oeste, do ICC. Em 1983 e 1986, a sociologia e a antropologia, respectivamente, constituíram-se em departamentos próprios dentro do Instituto de Ciências Humanas. Em 02 de abril de 1996, o Instituto de Ciências Sociais foi criado, composto pelo Departamento de Antropologia, pelo Departamento de Sociologia e pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe. Neste momento, houve uma separação física, permanecendo a Antropologia e Sociologia no ICC, o CEPPAC e a Direção do ICS no edifício Multiuso II.
Os Departamentos de Sociologia e Antropologia são conjuntamente responsáveis pelo curso de Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura).
No ano de 2014 o ICS ganhou um prédio novo próximo á Colina. Este edifício comporta a Direção do Instituto e os departamentos de Sociologia e de Antropologia, ficando o CEPPAC - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe, no edifício multiuso II. No ano de 2017 o CEPPAC - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe foi transformado em departamento: ELA - Departamento de Estudos Latino-Americanos.





rodape