ICS - Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Brasília
 
 
NOTA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

 
É com imenso pesar que Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília informa o falecimento trágico de nossa estudante LETÍCIA SILVA LISBOA, ocorrida nesta data, no Campus Darcy Ribeiro. Nossa comunidade está mobilizada, triste e em consternação profunda. A Reitoria e o ICS, com apoio do IP e de outros atores de nossa comunidade, estão tomando medidas para dar voz e apoio a estudantes, docentes, técnicos e familiares sobre o ocorrido. Diante do impacto inominável que este ato nos remete, humano por excelência, divulgaremos em breve ações para, em conjunto, elaborarmos sobre o ocorrido, dentro do que nos for possível. Ninguém está imune a esta vivência ou tem uma resposta única sobre as ações mais convenientes em momento tão doloroso. Pedimos que a nossa comunidade nos ajude a cuidar, zelar e proteger a memória, a vida, a privacidade de nossa estudante e de seus familiares assim como de nossas inquietações e dores tão intensas.
 
 
 
Direção do ICS
 
 
Prof. Luís Roberto Cardoso de Oliveira
Profa. Christiane Girard Ferreira Nunes

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA DO ICS SOBRE O FALECIMENTO DO ALUNO WALLACE COELHO DE SOUSA

 


É com imenso pesar que o Instituto de Ciências Sociais - ICS da Universidade de Brasília comunica o falecimento trágico de nosso estudante Wallace Coelho de Sousa, ocorrido quartafeira, 11/07/2018. O Instituto, por meio de sua administração, professores, funcionários, colegas e comunidade, lamenta esta fatalidade e neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares, amigos e colegas. O ICS, dentro do que é possível, continuará buscando ações, em conjunto com a Reitoria no sentido de dar voz e apoio a estudantes, docentes, técnicos e familiares sobre fatos semelhantes que vem ocorrendo com alunos da Universidade. Nesse momento pedimos que nossa comunidade nos ajude cuidar, zelar e proteger a nossa comunidade acadêmica, com nossas inquietações e dores tão intensas. Que seu descanso seja profundo e a paz esteja ao seu lado.


Brasília, 13 de julho de 2018.

 


Direção do ICS
Profa. Christiane Girard Ferreira Nunes
Vice-Diretora do ICS no exercício da Direção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação
 
As Ciências Sociais fazem parte da UnB desde o ano de 1962, quando da criação do Instituto de Ciências Humanas, dirigido pelo antropólogo Eduardo Galvão. Na verdade, nossa própria universidade foi fundada por um antropólogo, o professor Darcy Ribeiro. O Curso de Ciências Sociais passou a existir formalmente em 1969, há mais de quatro décadas, quando também foi fundado o Departamento de Ciências Sociais. Desde 1970, o núcleo duro das ciências sociais na UnB está localizado no mezanino central, oeste, do ICC. Em 1983 e 1986, a sociologia e a antropologia, respectivamente, constituíram-se em departamentos próprios dentro do Instituto de Ciências Humanas. Em 02 de abril de 1996, o Instituto de Ciências Sociais foi criado, composto pelo Departamento de Antropologia, pelo Departamento de Sociologia e pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe. Neste momento, houve uma separação física, permanecendo a Antropologia e Sociologia no ICC, o CEPPAC e a Direção do ICS no edifício Multiuso II.
Os Departamentos de Sociologia e Antropologia são conjuntamente responsáveis pelo curso de Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura).
No ano de 2014 o ICS ganhou um prédio novo próximo á Colina. Este edifício comporta a Direção do Instituto e os departamentos de Sociologia e de Antropologia, ficando o CEPPAC - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe, no edifício multiuso II. No ano de 2017 o CEPPAC - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe foi transformado em departamento: ELA - Departamento de Estudos Latino-Americanos.
rodape